Este é um tema que tem ganhado bastante relevância no cenário internacional e nacional nos últimos anos. Talvez você já tenha comprado algum item de marketplace recentemente, mas não saiba muito bem como funciona.

O grande diferencial é que neste modelo de negócios todos ganham. O consumidor, que pode acessar e encontrar milhões de ofertas em um único local. O lojista, que aumenta suas vendas em um canal com intensa visitação, e o marketplace, que diversifica seu mix com os itens ofertados por lojistas parceiros.

Para o lojista, além dos benefícios de atrelar sua marca e oferecer seus produtos a milhões de visitantes por mês, a operação financeira é bem justa. Não existe nenhum valor fixo mensal e todos os custos são variáveis em cima da venda, por meio da comissão acordada em contrato. A comissão contempla grande parte dos custos e riscos operacionais da venda online, tais como chargeback, antifraude, taxas de administração, marketing, gateway e antecipação de recebíveis.

Para o cliente, o benefício é a praticidade de achar milhões de produtos em um único site de sua confiança e preferência, além de realizar a compra de diversos itens de parceiros diferentes efetuando um único pagamento. Para o Marketplace, o benefício de replicar ofertas de lojistas dos mais variados setores é enorme. Com este alto número de ofertas, a chance de que o consumidor encontre a melhor oferta em seu site é muito grande.

Assim, as principais empresas de e-commerce do país passaram a oferecer o espaço de seus portais para que diversos varejistas tivessem a oportunidade de vender seus produtos combinados à força de marcas tradicionais do mercado de consumo, e o modelo de negócios além de estar consolidado, tende a crescer constantemente.

Assuntos Relacionados

Negócios
17 de setembro de 2018

Omnicanalidade: Catálogo Marketplace em lojas físicas

A Via Varejo tem se voltado cada vez mais à estratégia omnicanal, com o intuito de proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, além de expandir a oferta de...
Dicas & Insights
11 de setembro de 2018

Tracking de pedidos: Qual a sua importância no e-commerce?

Adquirir produtos e serviços pela internet é um hábito que vem se consolidando no dia a dia dos brasileiros, que têm demonstrado maior confiança na realização de transações online, além...
Fique por Dentro
24 de agosto de 2018

Quick Tip #12: Como melhorar as vendas no marketplace?

Como o Marketplace funciona e quais os benefícios você certamente já sabe! Por isso, essa semana nosso time traz algumas dicas para melhorar as vendas e impulsionar seus resultados no e-commerce! Acompanhe...