Adquirir produtos e serviços pela internet é um hábito que vem se consolidando no dia a dia dos brasileiros, que têm demonstrado maior confiança na realização de transações online, além de se tornarem mais exigentes quanto à qualidade da experiência em todas as etapas do processo de compra. Por isso, é fundamental aprimorar constantemente as etapas que envolvem a gestão dos pedidos em um e-commerce.

Nesse sentido, o tracking de pedidos desponta como uma forma de assegurar aos clientes a tranquilidade e certeza de que irá receber seu produto da melhor maneira possível. O termo tracking significa monitoramento ou rastreio e, como o próprio nome diz, essa etapa consiste no gerenciamento das informações relativas ao produto e todo o caminho que ele percorre até a chegada ao endereço de entrega indicado na compra.

Vantagens do rastreio de pedidos

Para a loja, esse acompanhamento confere maior assertividade ao processo de entrega, além de facilitar o controle da operação, tendo em vista que a visibilidade acerca das etapas permite que a tomada de decisão seja mais ágil e segura.

No caso do cliente, saber se o produto comprado já teve a nota fiscal emitida, quando saiu para a entrega e até mesmo a previsão do horário que chegará a seu destino proporciona mais tranquilidade e confiança. Quando se trata da primeira experiência de compra ou de um site ao qual o consumidor não está habituado, esse aspecto ganha um peso ainda maior.

Assim, a transparência e qualidade proporcionadas pelo tracking contribuem para a fidelização e consequentemente, para a conquista de novos clientes, tendo em vista que a experiência tende a ser compartilhada por meio dos reviews.