Já parou para pensar sobre o peso da avaliação de outros consumidores quando vai realizar suas compras? O quanto é importante pedir a opinião de outras pessoas antes de adquirir um produto ou serviço?

As avaliações ou reviews de clientes fazem parte do nosso comportamento não apenas no cenário digital, e sua capacidade de interferir na conversão é um aspecto que não deve ser ignorado. As empresas que disponibilizam e mensuram a reputação de lojas têm sido fundamentais nesse cenário, permitindo que o cliente não só registre e classifique suas experiências, mas também que ele consulte rankings, acompanhe o histórico de avaliações em períodos maiores e consiga até resolver reclamações e problemas de suas compras com maior facilidade.

Comportamento do consumidor

Assim como na esfera pessoal, em que o consumidor mantém o hábito de questionar as pessoas mais próximas sobre a percepção que elas têm de determinada marca ou produto, a interação e busca de comentários externos também é uma realidade constante quando falamos em compras pela internet. No Brasil, em média 455 mil pessoas pesquisam diariamente a reputação de produtos e empresas antes de realizar uma compra, segundo o portal Reclame Aqui.

E para quem vende, qual o impacto dos reviews?

De acordo com a Bazaar Voice, empresa especializada na gestão de avaliações, produtos com reviews têm uma taxa de conversão 12,5% maior em relação aos que não foram avaliados. Assim, pode-se dizer que a jornada de compra fica ainda mais complexa e desafiadora, quem busca atingir metas de venda precisa ter em mente o poder que a experiência de compra tem ganhado a cada dia.

 

Dicas

– Aproveite as avaliações para enriquecer as informações do item ou serviço que você oferece (descrição, funcionalidades, detalhes e aspectos técnicos);

– Invista em seus canais de atendimento e solucione rapidamente as solicitações e queixas do consumidor. Demonstre o quanto sua empresa está preocupada com o nível de serviço prestado;

– Experiências negativas geralmente são mais marcantes, por isso, é mais assertivo evitar que elas aconteçam do que recuperar a imagem de seu negócio depois que ela estiver prejudicada;

– Seja transparente. Ocultar avaliações negativas não tornam a reputação melhor. Pelo contrário, o contraponto entre avaliações boas e ruins é que darão credibilidade aos clientes que consultam as opiniões de outras pessoas antes de decidir pela compra.

Posts Recentes

Fique por Dentro
19 de fevereiro de 2018

Jornada do cliente: Entenda o que é e como ela pode ampliar suas oportunidades de venda

Conceito muito abordado na atualidade, a Jornada do Cliente refere-se, em poucas palavras, ao caminho percorrido por um consumidor desde a primeira interação com uma empresa até o momento em...
Negócios
14 de fevereiro de 2018

Via Varejo inicia venda de mídia publicitária em lojas físicas

Pacote de soluções inclui anúncio na conexão Wi-Fi das lojas, dentro de produtos, em stand de vendas e amostragem, nas rádios indoor e no formato Digital Signage A Via Varejo...
Fique por Dentro
9 de fevereiro de 2018

Webinar: Como os produtos B2B podem contribuir para o sucesso do seu negócio?

No próximo dia 27, terça-feira, das 15 às 16h, será realizado o Webinar "Como os produtos B2B podem contribuir para o sucesso do seu negócio", com a participação de Alex...

Participe da discussão Um Comentário

Deixe um Comentário