Utilizados como ferramenta de trabalho e também nos momentos de lazer, smartphones, tablets e demais gadgets têm se inserido em nossas rotinas de maneira crescente a cada dia. Especialistas em tecnologia antecipam que em um futuro próximo, o desenvolvimento de softwares e plataformas dará prioridade total a esse tipo de dispositivo, no conceito conhecido como Mobile Only.
Quando se fala em varejo online, é notável também o avanço de compras feitas sem o uso de computadores. Dados do 36° Webshoppers, estudo realizado pela Ebit, evidenciam esse crescimento – apenas no primeiro semestre de 2017, 24,6% das compras foram feitas por meio de smartphones ou tablets; em 2016, esse número era de 21,5% e a tendência é que o mobile amplie ainda mais sua participação no mercado de e-commerce.
- Interface e Usabilidade
A China é o país que mais utiliza o canal mobile para compras, por lá, 90% das pessoas fazem compras via dispositivos móveis pelo menos uma vez ao mês. No Brasil, o smartphone ocupa a terceira posição entre os principais canais de compra*.
Como fatores que ainda impactam negativamente na escolha de dispositivos podem ser apontados o tamanho da tela, a dificuldade em usar sites mobile e a preocupação dos usuários em navegar com segurança quando não estão utilizando o desktop. Dessa forma, investir em sites que se adaptem a telas menores ou que tenham versões específicas para smartphones é essencial, bem como prezar pela estabilidade da navegação, sem travamentos e falhas que exponham os dados dos usuários.
*Fonte: Estudo Total Retail: PWC, 2017
- Como foi na Black Friday?
De acordo com os dados divulgados pela Ebit, neste ano o mobile representou 26,5% (em volume financeiro) das compras realizadas durante a Black Friday, o que representa alta de 41,5% em comparação a 2016.
[…] – Como a facilidade de informações e canais disponíveis para encontrá-las é muito grande (redes sociais, comparadores de preço, anúncios em diferentes mídias – on e off, etc.), torna-se fundamental que você tenha um bom posicionamento e consiga chegar ao cliente de maneira positiva em todas as plataformas possíveis. Sabe-se que o varejo tem ampliado sua presença e volume de compras em dispositivos móveis – Por que não investir em mobile? […]