Utilizados como ferramenta de trabalho e também nos momentos de lazer, smartphones, tablets e demais gadgets têm se inserido em nossas rotinas de maneira crescente a cada dia. Especialistas em tecnologia antecipam que em um futuro próximo, o desenvolvimento de softwares e plataformas dará prioridade total a esse tipo de dispositivo, no conceito conhecido como Mobile Only.

Quando se fala em varejo online, é notável também o avanço de compras feitas sem o uso de computadores. Dados do 36° Webshoppers, estudo realizado pela Ebit, evidenciam esse crescimento – apenas no primeiro semestre de 2017, 24,6% das compras foram feitas por meio de smartphones ou tablets; em 2016, esse número era de 21,5% e a tendência é que o mobile amplie ainda mais sua participação no mercado de e-commerce.

  • Interface e Usabilidade

A China é o país que mais utiliza o canal mobile para compras, por lá, 90% das pessoas fazem compras via dispositivos móveis pelo menos uma vez ao mês. No Brasil, o smartphone ocupa a terceira posição entre os principais canais de compra*.

Como fatores que ainda impactam negativamente na escolha de dispositivos podem ser apontados o tamanho da tela, a dificuldade em usar sites mobile e a preocupação dos usuários em navegar com segurança quando não estão utilizando o desktop. Dessa forma, investir em sites que se adaptem a telas menores ou que tenham versões específicas para smartphones é essencial, bem como prezar pela estabilidade da navegação, sem travamentos e falhas que exponham os dados dos usuários.

*Fonte: Estudo Total Retail: PWC, 2017

  • Como foi na Black Friday?

De acordo com os dados divulgados pela Ebit, neste ano o mobile representou 26,5% (em volume financeiro) das compras realizadas durante a Black Friday, o que representa alta de 41,5% em comparação a 2016.

Posts recentes

Negócios
17 de setembro de 2018

Omnicanalidade: Catálogo Marketplace em lojas físicas

A Via Varejo tem se voltado cada vez mais à estratégia omnicanal, com o intuito de proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, além de expandir a oferta de...
Dicas & Insights
11 de setembro de 2018

Tracking de pedidos: Qual a sua importância no e-commerce?

Adquirir produtos e serviços pela internet é um hábito que vem se consolidando no dia a dia dos brasileiros, que têm demonstrado maior confiança na realização de transações online, além...
Fique por Dentro
24 de agosto de 2018

Quick Tip #12: Como melhorar as vendas no marketplace?

Como o Marketplace funciona e quais os benefícios você certamente já sabe! Por isso, essa semana nosso time traz algumas dicas para melhorar as vendas e impulsionar seus resultados no e-commerce! Acompanhe...

Participe da discussão Um Comentário