Comprar pela internet é uma prática cada vez mais atrativa, seja pela competitividade dos preços, ou mesmo pela comodidade de escolher e receber o produto sem sair de casa. Quem deseja atuar neste cenário como lojista, precisa se familiarizar com alguns termos presentes no dia a dia de um e-commerce. Abaixo, relacionamos dez deles que você precisa conhecer:

  1. Sku: Em inglês, Stock Keeping Unit (Unidade de Manutenção de Estoque), é o código de identificação do produto, com o qual é possível gerir os itens no estoque, e manter o controle e a identificação dos itens de maneira rápida.
  2. Comissão: Para vender no Marketplace, não é cobrada nenhuma taxa mensal, mas sim um percentual de comissão sobre a venda do produto anunciado. A comissão geralmente é acordada em contrato no início da parceria.
  3. API: (Do inglês Application Programming Interface) A API permite que seja feita a integração entre a plataforma de e-commerce do lojista (ou seu site) e os grandes portais do marketplace no qual ele deseja vender, permitindo a atualização de preço, estoque e pedidos, por exemplo.
  4. Buy Box: É o espaço de maior destaque na página de produto. Ocupado pelo item que se caracteriza como a melhor oferta para o cliente final, leva em conta fatores como preço e valor de frete, por exemplo.
  5. Seller: No contexto do marketplace, é o lojista parceiro.
  6. Tracking de pedidos: É o conjunto de informações fornecidas pela empresa que realiza a entrega, para que seja possível acompanhar as etapas desde o envio do item até o recebimento pelo consumidor.
  7.  Repasse: Representa o recebimento do valor referente às vendas no marketplace, com o desconto da comissão acordada.
  8. Admin: Refere-se ao sistema utilizado para gerenciar a operação no marketplace, ao qual o lojista tem acesso ao cadastro de produtos, gestão de pedidos, entre outras atividades.
  9. Operador logístico: Refere-se ao serviço de entrega utilizado pelo lojista, seja uma transportadora ou mesmo os Correios.
  10. EAN: Também conhecido como código de barras, EAN é o código universal, com treze dígitos, que identifica o produto mundialmente.

Assuntos Relacionados

Fique por Dentro
26 de abril de 2018

Quick Tip #01: Quais fatores levar em conta ao investir em ADS?

Preparamos uma série de vídeos para que você conheça ainda melhor tudo o que a Via Varejo oferece! A cada semana, um vídeo novo com dicas especiais dos times de...
Negócios
23 de abril de 2018

Mídia em loja: On e off cooperando para o melhor resultado de uma campanha

Diariamente, o consumidor entra em contato com diversos conteúdos, anúncios e mensagens – não só quando conectado à internet, mas também por meio de diferentes canais off-line. Aproveitar estes momentos...
Fique por Dentro
17 de abril de 2018

NPS: Como esse conceito está presente no dia a dia do varejo?

Já falamos aqui sobre o quanto as avaliações de clientes têm impacto em conversão e vendas. Ao abordarmos este assunto, é  fundamental conhecer o conceito de NPS e como ele...

Deixe um Comentário