A Via Varejo participou do evento Pós-NRF 2018 – Retail Trends Pós NRF 2018, que passou por São Paulo na primeira semana de fevereiro. Durante o encontro, foram abordados os principais desafios do varejo, cenário econômico atual,  cases e tendências de mercado.

O que é NRF?

O NRF Retail´s Big Show é realizado anualmente, em Nova York, e é considerado o maior evento de varejo do mundo. Este ano, o NRF ocorreu entre os dias 14 e 16 de janeiro.

Retail Trends Pós NRF 2018 - São Paulo

A Diretoria de Marketplace, Soluções & Serviços esteve representada por cinco colaboradores, que assistiram às palestras e compartilharam com o Via Varejo Negócios os temas mais marcantes abordados durante o evento. Confira abaixo tudo o que Cintia Miranda (Fullcommerce), Fabiana Cardoso (Fullcommerce), Luciano Manolio (B2B), Marina Watanabe (Listas e Serviços) e Octávio Germann (Projetos) acompanharam de perto durante o encontro, realizado no dia 07 de fevereiro.

Varejo do Futuro e Suas Características

– Omnicanalidade

– Atendimento diferenciado: multifuncional, expert, imparcial

-Tecnologia de ponta: mobile apps, inteligência artificial, mobile, soluções pagamento, realidade virtual e realidade aumentada

– Big data: Analytics, softwares de identificação

– Sortimento competente: cauda longa, oferta adequada para o público

– Serviços agregadores de valor e receitas: click&collect, personalização, geolocalização

– Design estratégico: design de lojas e experiências

Neste contexto, a relevância dos serviços compreende os aspectos de Diferenciação, Rentabilidade, Faturamento e Qualidade.

Economia Global

Foi citada a necessidade de aumentar o percentual de produtividade no Brasil, que é de 25% em relação aos Estados Unidos, assim como de investir recursos em educação e gestão de negócios.

Tecnologia, personalização e multicanalidade

– Valor

A marca gera valor para o cliente ao entregar um produto de alta qualidade com preço competitivo; o uso de marcas próprias aliado às tecnologias e tendências de mercado desponta como uma boa estratégia nesse sentido. É essencial também mensurar tudo, o tempo todo. Assim, otimiza-se processos, fazendo com que o foco seja direcionado ao que traz valor para o cliente e rentabilidade para o negócio.

– Diferenciação

Deve ser oferecida ao cliente uma experiência incrível, pautada na curadoria assertiva, engajamento do público, personalização e coesão do posicionamento da marca em todos os canais, a fim de que se criem laços com o consumidor. Assim, o vendedor deve ser um embaixador da marca e a loja sua plataforma de comunicação.

– Solução & Serviços

Houve aumento substancial na penetração de venda de serviços no Brasil e no mundo em 2017; além disso, quanto mais madura a população, maior é o gasto com serviços.  É necessário observar três drivers: o macro ambiente, a demanda e a oferta, a fim de gerar diferenciação, valorização e rentabilidade.

Consumidor

– Cliente no centro

O consumidor busca ser surpreendido, e espera do varejo a junção de experiência, tendência e múltiplas opções de compra.

– Redução de atrito

Minimizar o atrito com o cliente por meio de soluções como a facilitação de pagamento, rapidez na entrega e comodidade nas compras

– Inovação

É essencial pensar constantemente em inovação e experimentar soluções diferentes, sem medo de errar

Jornada 2020

A transformação digital exigirá dos varejistas o fim dos canais independentes, para que se tenham canais mais consistentes.

Iniciar um processo de inovação é necessário para ter sucesso. Em ambientes nos quais ela não está presente, com a implementação de uma cultura iniciada por uma equipe isolada que consolidará o modelo até que ele se expanda à totalidade do ambiente.

A empresa precisa ter um propósito. Sem ele, é difícil caminhar neste cenário cada vez mais desafiador e competitivo.

Via Varejo

A Via Varejo no Pós-NRF

A companhia foi destaque com o case da loja Pontofrio recentemente inaugurada no shopping Vila Olímpia, em São Paulo. O espaço foi totalmente pensado para o novo consumidor, com tecnologia e integração de experiências dos ambientes físico e online. Dessa forma, a Via Varejo foi apresentada como uma das quatro empresas que têm se movimentado para entregar soluções inovadoras. Os outros três cases foram AmazonGo, Alibaba.com e Omnistory.

A Via Varejo no NRF

Durante o evento, em Nova Iorque, o Diretor de E-commerce Flávio Dias participou do painel “A construção de uma cultura digital dentro da organização”, no qual foram destacados os cases de multicanalidade e transformação digital da companhia.

Assista ao depoimento de Flávio Dias junto ao mediador do painel da NRF, Alberto Serrentino