A jornada de compra do consumidor tem ganhado mais complexidade a cada dia, o que gera a necessidade de inovação, diferenciais em produtos e serviços e excelência no atendimento – não só em canais tradicionais, como e-mail e telefone, mas sobretudo em canais digitais (SAC 3.0).

Se os consumidores estão mais informados e mais exigentes, fica claro o quanto seu negócio deve atender a essas expectativas (idealmente, superá-las). Por isso, listamos cinco dicas para te ajudar a vender mais.

1 – Esteja atento a seus concorrentes

Você sabe quem são seus concorrentes? Ao imaginar quem compete com seu negócio, você consegue visualizar com clareza o que essa empresa tem e a sua não? Analisar a concorrência parece óbvio, mas pode ser um bom caminho para ter insights poderosos e aperfeiçoar suas estratégias. Essa análise permite também entrar em contato com o que é tendência no mercado, afinal, se as preferências das pessoas mudam o tempo todo, bons negócios acompanham esse movimento e possuem a capacidade de se reinventar.

2 – Conheça bem o seu cliente

Defina bem a sua persona e elabore estratégias que conversem com as preferências, necessidades e desejos da parcela de público que ela representa. Ao tentar atingir um público genérico, é mais difícil que a identidade de seu negócio esteja bem definida junto aos consumidores. Logo, se você não os conhece, sua marca não será reconhecida.

3 – Invista em conteúdo

Tenha um bom site, seja claro ao apresentar as informações e capriche na descrição de seus itens. O cliente não está interessado em comprar apenas o produto ou serviço que você oferece, mas sim a sua marca. Isto é, ao comprar em sua loja, ele se identifica com algo que você transmite – seja inovação, praticidade, confiança, rapidez, etc. Por isso, é fundamental que o contato entre sua empresa e seus clientes seja sempre uma oportunidade de demonstrar as qualidades e diferenciais do negócio.

4 – Cuide da experiência do cliente

Acreditar que preço baixo (ou competitivo) por si só é suficiente para encantar seu público-alvo é um grande erro. Ofereça uma experiência de compra ruim e veja suas vendas despencarem dia após dia. Outro aspecto importante: não importa se até o momento da entrega tudo funcionou bem se no momento de uma eventual troca o cliente enfrentar dificuldades a ponto de se queixar da sua empresa nas redes sociais ou em sites de reputação. Busque minimizar os erros ao longo de todas as etapas e, sempre que um imprevisto acontecer, seja claro com o consumidor. Experiência do cliente também se constrói com um bom relacionamento.

5 – Inspire credibilidade

Se os clientes confiarem em seu negócio, além de comprar com recorrência, eles podem ainda se tornar influenciadores, pois suas recomendações certamente atrairão novos interessados pelo produto ou serviço que você oferece. Seja assertivo, e construa uma imagem de credibilidade junto à sua base de clientes, além do público potencial.

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