A Black Friday é uma data muito aguardada pelos clientes, principalmente aqueles que costumam aproveitar o final de ano para realizar suas compras. Mas já parou para pensar em qual momento o consumidor apenas pesquisa preços e os horários em que ele de fato finaliza suas compras? Quem está indeciso costuma decidir pela compra no começo ou no final da Black? Será que existe diferença?

Comportamentos x Horários de compra

O cliente decidido, que sabe exatamente o que quer e onde irá comprar, geralmente faz seus pedidos logo nas primeiras horas da Black Friday, pois seu intuito é não perder tempo e garantir que conseguirá adquirir os produtos desejados o quanto antes.

Já os indecisos, que acabam fazendo várias buscas e comparando preços, acabam decidindo pela compra no horário de almoço. Em 2015, por exemplo, esse momento do dia foi o período com a maior taxa de conversão. Uma boa dica é investir em mídia e em ferramentas que possibilitem uma boa navegação mobile, já que no horário de almoço muitas compras acabam sendo feitas com o uso de smartphones.

Na reta final da Black Friday, o mais interessante a se fazer é despertar o senso de urgência. Que tal lembrar seus clientes de que o tempo está acabando e que é melhor correr para aproveitar os preços atrativos? Aposte em estratégias de recuperação de carrinho, ofereça produtos similares aos que ele já comprou e no caso de quem só visitou sua oferta, faça um lembrete do produto pelo qual ele demonstrou interesse.

 

Fonte: Como o consumidor se comporta durante a Black Friday; Social Miner; 2016

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